terça-feira, 6 de outubro de 2009

Brincadeiras para a semana da criança

· Corrida do sapato: corrida com as crianças descalçadas. No final, calçar e amarrar os sapatos. Quem conseguir fazer a tarefa primeiro será o vencedor.
· Corrida da garrafa: no final da corrida, cada criança deverá encher de água uma garrafa de plástico utilizando uma esponja molhada. Quem conseguir colocar mais água na garrafa será o vencedor.
· Corrida das costa: duas crianças enlaçadas, uma de costas para a outra, deverão ir até o ponto marcado voltar.
· Carrinho de mão: uma criança com as mãos no chão e a outra segurando suas pernas.
· Bola no cesto: bola de meia usada para ser arremessada em balde ou caixa de papelão.
· Corrida de revezamento: com bastões feitos de cabos de vassoura ou canudos de cartolina. Cada equipe tem 4 corredores em pontos marcados, que irão passando o bastão e continuação a corrida.
· Salto em altura: usa-se uma corda como obstáculos.
· Arremesso: jogar a bola de meia a um determinado lugar. Quem conseguir jogar mais próximo da marca será o vencedor. A bola será feita com areia no seu interior ou sementes de feijão,milho, etc.
· Corrida de obstáculos: com tarefas a serem cumpridas: pular com a bola na mão espalmada, pular pedaços de madeira ou cordas.
· Corrida do saco.
· Show de calouros.

Projeto criança Feliz

Duração: 02 semanas ( 01 à 15 de outubro)
Justificativa:
Partindo do principio que toda criança gosta de brincar, se divertir e passear foi que elaboramos este projeto que tem como finalidade valorizar a presença da criança dentro da instituição.
Objetivo geral:
Promover, durante estas duas semanas, atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas.
Objetivos específicos:
• Valorizar a criança;
• Desenvolver a linguagem oral e corporal;
• Desenvolver a atenção e o raciocínio;
• Desenvolver a criatividade;
• Desenvolver a percepção auditiva e visual;
• Aprimorar a coordenação motora;
• Valorizar as brincadeiras como forma de aprendizagem;
• Conhecer resgatar as brincadeiras culturais;
Metodologia
• Roda de conversa
• Atividades gráficas
• Produção de desenhos
• Trabalho com massinha
• Dinâmica
• Aula de campo ( Passeio)
• Show de calouros
• Brincadeiras
• Construção de brinquedos
• Distribuição de pirulito, pipocas,picolé e algodão doce
• Jogos
• Desafios
Recursos:
Papel oficio, quadro negro, giz, lápis de escrever e de cores, caderno, matérias de sucatas, DVD, TV, som, pirulitos,pipocas, picolé, algodão doce.
Avaliação:
Será realizada diariamente através das atividades desenvolvidas em sala e extra-sala.